Uma montanha-russa de emoções para a Nação!
É isso, Nação Rubro-Negra! A Copa do Mundo segue mostrando por que é o maior espetáculo da Terra e, para nós, torcedores do Mais Querido, a terceira rodada foi uma verdadeira montanha-russa de emoções. Se de um lado tivemos um herói improvável vestindo o Manto Sagrado em espírito, do outro, vimos nossos guerreiros da Celeste darem um adeus dolorido e precoce à competição.
Enquanto a bola rolava nos gramados do mundo, o coração de cada flamenguista batia em um ritmo diferente. Teve alegria, teve tristeza, teve polêmica e, acima de tudo, teve a certeza de que o Flamengo é gigante e está representado em todos os cantos do planeta. Vamos ao balanço dos nossos craques!
O herói tem nome: Gonzalo Plata!
Que redenção! Que história! Gonzalo Plata, nosso atacante, é o nome da classificação equatoriana! Quem não se lembra do choro do nosso jogador após o empate com Curaçao, que deixou o Equador em uma situação dramática? Pois bem, o futebol dá voltas e a volta de Plata foi GIGANTESCA!
Contra a poderosa Alemanha, em um jogo de vida ou morte, de onde saíram os pés que empurraram o Equador para o mata-mata? Dos pés dele! Do nosso Plata! Com uma frieza de artilheiro, ele se antecipou ao goleiro Neuer na etapa final e marcou o segundo gol, o gol da classificação, o gol que fez um país inteiro explodir de alegria. Isso é Flamengo!
Depois de ser criticado por algumas finalizações, ele apareceu no momento que o mundo inteiro estava assistindo. Titular absoluto, agora ele e o Equador se preparam para o próximo desafio: o México, na terça-feira. Estamos contigo, Plata! Dale Mengão!
Fim da linha para a Celeste Rubro-Negra
Do céu ao inferno, a parte triste da rodada ficou por conta da eliminação do Uruguai. Nossos três craques, Arrascaeta, Varela e De la Cruz, voltam para casa mais cedo. A derrota por 1 a 0 para a Espanha, com falhas do goleiro Muslera, selou o destino de uma seleção que terminou com apenas dois pontos no Grupo H.
Guerreiros em campo e no banco
- Varela: Que guerreiro! Aos 33 anos, em sua possível última Copa, nosso lateral foi um monstro. Jogou os 90 minutos das três partidas, mostrando uma consistência absurda tanto na defesa quanto no ataque. Um verdadeiro leão que, infelizmente, não pôde carregar o time sozinho.
- De la Cruz: Entrou no fogo aos 44 minutos do primeiro tempo, após a lesão de Ugarte, e não se escondeu. Levou um amarelo por uma falta dura em Nico Willians – que reclamou bastante do lance –, mas mudou a dinâmica do meio-campo uruguaio. Apesar da eliminação, o saldo é positivo e ele retorna ao Mengão em ótimo momento físico, pronto para buscar a titularidade.
- Arrascaeta: A parte mais dolorosa. Nosso gênio, recuperado de lesão, finalmente ficou no banco. E só. Deixou a Copa sem ter entrado em campo um mísero minuto. Uma das maiores injustiças da competição, deixar um craque desse calibre de fora. O futebol perdeu, e nós, da Nação, lamentamos profundamente.
E os brasileiros do Mengão?
Na Seleção Brasileira, que avançou em primeiro lugar no grupo com uma vitória tranquila de 3 a 0 sobre a Escócia em Miami, a participação dos nossos atletas foi discreta, mas importante.
Alex Sandro finalmente fez sua estreia na Copa, mas foi acionado apenas na reta final da partida. O titular, Douglas Santos, foi substituído para não correr o risco de levar o segundo amarelo. Pouco tempo para o nosso craque mostrar seu futebol, mas o importante é estar no grupo.
Já o lateral-direito Danilo teve outra atuação muito segura. Firme na defesa e se arriscando no ataque, quase deu uma assistência para Vini Jr no fim do jogo. Ele segue calando os críticos que contestaram sua convocação. É a força do DNA rubro-negro!
Enquanto isso, outros jogadores com ligação com o Manto, como Léo Pereira na seleção brasileira e Carrascal na Colômbia, ainda aguardam uma oportunidade para estrear. A expectativa continua!
Próximos passos e o retorno dos nossos craques
Agora, a Seleção Brasileira se prepara para enfrentar o Japão nas oitavas de final. O confronto já tem data e hora: nesta segunda-feira, às 14h (horário de Brasília). É dia de parar o Brasil e torcer pelos nossos!
Aos nossos uruguaios, que voltam para casa, fica o nosso abraço e o carinho da maior torcida do mundo. Vocês são gigantes e o Maraca está de braços abertos para recebê-los. A luta continua aqui no Mais Querido. E a Plata, nosso herói equatoriano, toda a energia positiva da Nação para que ele continue brilhando e levando o nome do Flamengo ainda mais longe!
Saudações Rubro-Negras!
Informações com base em reportagem do ge.globo.com.