A VINGANÇA É UM PRATO QUE SE COME NA COPA!
O MUNDO GIRA, NAÇÃO! E como ele gira! Aquele ditado que a gente tanto ama, ‘ninguém morre nos devendo’, ganhou um novo capítulo épico nesta quinta-feira. E o herói tem nome, sobrenome e veste o Manto Sagrado (mesmo que por enquanto seja o amarelo do Equador): Gonzalo Plata! O nosso craque não só marcou um gol histórico, como fez o gigante Neuer, aquele mesmo, buscar a bola no fundo da rede!
Foi uma vitória de 2 a 1 do Equador sobre a poderosa Alemanha, que não só carimbou a vaga dos caras para a próxima fase da Copa do Mundo, mas lavou a alma de milhões de rubro-negros. A imagem de Plata fuzilando o goleiro alemão é a fotografia da vingança que esperamos por um ano. Dale, Mengão!
NINGUÉM MORRE NOS DEVENDO, NEUER!
A memória do torcedor do Flamengo não falha. Há exatamente um ano, era o mesmo Neuer, com a camisa do Bayern de Munique, que nos tirou o sonho do Mundial de Clubes. Naquela final dolorida, Gonzalo Plata, então comandado pelo nosso ídolo Filipe Luís, estava em campo e saiu com aquele gosto amargo da derrota.
Mas o futebol, ah, o futebol… Ele sempre dá uma segunda chance. E no maior palco do planeta, o destino colocou os dois frente a frente de novo. E desta vez, a história foi diferente. O nosso atacante não vacilou! O gol de Plata não foi apenas um gol equatoriano; foi um gol com sangue rubro-negro, um grito entalado na garganta de 40 milhões de apaixonados.
As redes sociais explodiram! A Nação inteira celebrou como se fosse um gol do Mengão no Maraca lotado. A frase ‘Ninguém morre nos devendo’, que ficou famosa com Andreas Pereira, encontrou um novo alvo. Hoje, o devedor que pagou a conta se chama Manuel Neuer. A conta chegou!
DAS LÁGRIMAS À GLÓRIA: A VOLTA POR CIMA DO HERÓI
O roteiro dessa Copa para o nosso Gonzalo Plata é digno de filme. Na rodada anterior, contra Curaçao, um empate frustrante fez o atacante deixar o campo chorando, desolado. Ele precisou ser consolado pelo técnico Sebastián Beccacece, com a sensação de que a eliminação era quase certa contra os alemães.
Quem diria? Poucos dias depois, as lágrimas de tristeza se transformaram em choro de alegria, de êxtase! O mesmo Plata, antes cabisbaixo, agora era o centro de uma festa histórica, abraçado pelo mesmo treinador. É a prova de que a força mental de quem joga no Mais Querido é diferente. A gente cai, mas levanta muito mais forte!
‘ELE ME AJUDOU UM POUQUINHO’, BRINCA PLATA
Depois de se tornar herói nacional e vingador rubro-negro, Plata ainda mostrou a humildade dos grandes. Em entrevista à ‘CazéTV’, ele comentou o lance com o goleiro alemão e até brincou com a situação.
“Sim, eu acho que ele me ajudou um pouquinho (risos), porque me empurrou no momento em que eu chutei. Ele me empurrou, mas todos nós sabemos da qualidade e da grandeza do Neuer como goleiro. A história dele é incrível. Sabemos que é um goleiro muito, muito, muito difícil de fazer gol. Graças a Deus, hoje conseguimos marcar dois, mas acho que a equipe esteve muito, muito bem, muito compacta. Acho que o impacto que tivemos hoje precisamos levar para o que vem pela frente”, declarou o nosso craque.
É isso! Respeito com os adversários, mas dentro de campo a gente não quer nem saber! O gol de Plata é um recado para o mundo: onde tiver um jogador do Flamengo, haverá luta, haverá raça e, mais cedo ou mais tarde, a conta chega para quem nos deve. O Equador avança, e um pedaço do nosso coração rubro-negro avança junto com ele. SRN!
Informações com base em reportagem do www.lance.com.br.