A Nação Rubro-Negra vive a expectativa de ver o Mengão dominante em todas as frentes, e na bola laranja não é diferente! Depois de uma temporada para esquecer, a diretoria se mexeu e trouxe reforços de peso para recolocar o FlaBasquete no topo. Mas calma, torcedor! A situação é mais complexa do que parece.
Nesta segunda-feira (22), o Mais Querido apresentou oficialmente duas feras da Seleção Brasileira: Didi Louzada e Yago dos Santos! Dois monstros que chegam para vestir o Manto Sagrado e liderar nossa reconstrução. A chegada deles, junto com o novo técnico Demétrius Ferracciú, acende a chama da esperança em nossos corações. É o Flamengo mostrando que vem para brigar por tudo!
Porém, em meio à empolgação, um dado chama a atenção e foi esclarecido pelo nosso diretor de esportes olímpicos, Marcus Vinicius Freire. Atualmente, o elenco para a temporada 2026/27, que começa em setembro, conta com apenas seis atletas confirmados. Isso mesmo, seis! A Nação quer entender o que está acontecendo, e o diretor abriu o jogo.
Diretor explica a situação e confirma os 6 nomes
Em coletiva, Marcus Vinicius Freire foi direto e transparente com a torcida. Ele explicou o processo de montagem do elenco e confirmou quem já está garantido para a próxima jornada. A confiança na construção de um time forte é total, mas o trabalho ainda está em andamento.
“Estamos fazendo o melhor time que o Flamengo poderia ter este ano. Hoje, nós vamos falar dos dois (Ruan e Alexey) que tinham já contrato há dois anos e, por isso, continuam no nosso time. Os dois argentinos também continuam, porque têm contrato de dois anos: Baralle e Negrete. Nós temos todos os nossos jogadores em contrato até o dia 30”, afirmou o diretor.
Portanto, a base inicial do nosso esquadrão para a temporada 2026/27 é a seguinte:
- Ruan Miranda
- Alexey Borges
- Franco Baralle
- Alex Negrete
- Didi Louzada (reforço)
- Yago dos Santos (reforço)
O restante do elenco ainda depende de definições contratuais que estão sendo negociadas pela diretoria. O trabalho nos bastidores é intenso para fechar o grupo que será comandado por Demétrius Ferracciú.
O fantasma das lesões que destruiu a última temporada
Para entender a cautela e a necessidade de reconstrução, é preciso olhar para trás. A última temporada, que começou com uma folha salarial milionária e alta expectativa, se transformou em um verdadeiro pesadelo por conta de uma onda de lesões que assolou nossos principais jogadores. Foi um azar sem tamanho!
O primeiro a cair foi o pivô Ruan Miranda, em agosto de 2025. Defendendo a Seleção Brasileira na AmeriCup contra os Estados Unidos, ele sofreu uma grave ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito. Uma baixa terrível que o tirou de toda a campanha 2025/26. Um guerreiro que fará muita falta e que agora retorna com sede de vitória.
A maré de azar continuou com o argentino Franco Baralle. O armador mal chegou ao Mengão e, a caminho do seu segundo dia de treino, foi atropelado por uma moto! O acidente resultou em uma fratura no tornozelo que exigiu cirurgia. Um começo de trajetória inacreditavelmente difícil para o nosso gringo.
Com a ausência de Baralle, toda a responsabilidade da armação caiu nos ombros de Alexey Borges. O cara jogou em altíssimo nível, mas a sobrecarga cobrou seu preço. Ele apresentou uma série de dores no joelho, que culminaram em um procedimento cirúrgico e meses de recuperação. Foi muita raça, mas o corpo sentiu.
Futuro do elenco e o caso Onwenu
Além dos seis confirmados, há a situação de Daniel Onwenu. O ala de 23 anos, que também se recupera de lesão, permanece vinculado ao projeto do Flamengo. Contudo, segundo o diretor Marcus Vinicius Freire, uma definição sobre sua continuidade só acontecerá quando ele estiver 100% recuperado e apto a voltar às quadras. Estamos na torcida pela plena recuperação do garoto!
A boa notícia é que há tempo para trabalhar. A temporada 2026/27 do Rubro-Negro começa oficialmente em setembro com a disputa do Torneio de Abertura. O NBB, principal competição nacional, está previsto para iniciar apenas em outubro. Até lá, a diretoria tem a missão de resolver as pendências contratuais e anunciar os nomes que fecharão nosso elenco.
A Nação pode ter certeza de uma coisa: o Flamengo está trabalhando para montar um time à altura de sua grandeza. Com os reforços que chegaram e a recuperação dos nossos guerreiros, o Mengão da bola laranja voltará a ser o rolo compressor que amamos. A camisa mais pesada do Brasil vai brigar por todos os títulos! Dale Mengão!
Informações com base em reportagem do www.lance.com.br.