A Nação pode até estar de férias, mas no Ninho do Urubu o trabalho não para! Depois de um primeiro semestre com o coração na boca, cheio de altos e baixos, o Mengão encara essa parada como uma verdadeira pré-temporada no meio do ano. E pode anotar aí, torcedor: o técnico Leonardo Jardim e a diretoria têm um plano claro com missões cruciais para o Mais Querido voltar voando e conquistar tudo!
Esqueça o descanso. Agora é hora de foco total para ajustar a máquina rubro-negra. Temos Brasileirão e, principalmente, a Glória Eterna da Libertadores pela frente. A hora da verdade está chegando e o Flamengo não está para brincadeira. SRN!
MISSÃO #1: REFORÇOS NA ÁREA!
A primeira e mais urgente missão é ir ao mercado! O Flamengo sabe que precisa de peças novas para dar mais qualidade ao elenco de Leonardo Jardim. A janela só abre de verdade depois da Copa do Mundo de 2026, mas o Mengão não vai ficar esperando. A ordem é se antecipar para que os novos craques cheguem, se adaptem e estejam prontos para a guerra!
O radar está ligado para nomes como Danilo, do Botafogo, e Thiago Almada, que joga no Atlético de Madrid. A gente sabe que esses caras podem querer esperar o Mundial pra definir o futuro, mas o Manto Sagrado tem um peso diferente, não é mesmo?
A diretoria sabe que o cofre não está infinito, mas a ideia é ser cirúrgico. A busca é por atletas jovens, com até 26 anos, que não custem os olhos da cara e que entreguem o principal: qualidade técnica, velocidade e, acima de tudo, saúde de ferro! Chega de jogador no departamento médico!
As prioridades são claras: um centroavante para botar uma sombra no nosso artilheiro Pedro, um meia para ser a alternativa ao gênio Arrascaeta e um lateral-esquerdo para fortalecer o setor. O objetivo maior? Ter todo mundo à disposição para o duelo contra o Cruzeiro, dia 12 de agosto, pelas oitavas da Libertadores lá em Belo Horizonte.
MISSÃO #2: TIME VOANDO FISICAMENTE!
Tão importante quanto contratar é cuidar de quem já está aqui. A parte física é uma obsessão para a comissão técnica. Depois de um início de ano mais lento, a equipe terminou o semestre em boa forma, mas as lesões atrapalharam demais.
Por isso, o departamento médico e a preparação física vão intensificar os trabalhos. A meta de Jardim é simples: ter TODOS os jogadores disponíveis. Isso inclui os craques que voltarão da Copa do Mundo, que esperamos que retornem inteiros e com sangue nos olhos para vestir o Manto.
A atenção especial neste momento está em Léo Ortiz e Jorginho, que saíram para a pausa com problemas físicos. Outro que recebe cuidado redobrado é Saúl. O guerreiro passou por cirurgia no calcanhar no início do ano e ainda sente dores, além de estar correndo por fora para recuperar o ritmo de jogo. Força, rapaziada! A Nação está com vocês!
MISSÃO #3: TESTES, OPORTUNIDADES E O DILEMA DO ROTEIRO
Com a ausência de vários craques que estão na Copa do Mundo – Paquetá, De la Cruz, Arrascaeta e Carrascal –, a intertemporada será um laboratório para Leonardo Jardim. E uma chance de ouro para quem está no banco mostrar serviço!
Nos amistosos, o treinador terá que ser criativo. Na zaga, só temos Léo Ortiz e Vitão. Nas laterais, Emerson Royal na direita e Ayrton Lucas na esquerda são as opções. No meio, sem nossos maestros, a garotada e os reservas terão que assumir a responsabilidade. É a hora de nascerem novos heróis e de colocarem aquela dúvida boa na cabeça do mister.
Além disso, uma decisão importante precisa ser tomada: o rodízio de jogadores vai continuar? Já caímos fora da Copa do Brasil, então o foco é total no Brasileirão e na Libertadores. A competição de pontos corridos tem sido a prioridade, mas com o mata-mata da Liberta chegando, essa estratégia pode mudar, assim como aconteceu em 2025. O que a Nação quer é taça!
AGENDA DE GIGANTE: AMISTOSOS DE PESO EM PORTUGAL
E o Mengão não vai ficar só treinando, não! No dia 28, a delegação embarca para Portugal para uma série de amistosos de luxo que vão preparar o time para o que vem pela frente. É o Mais Querido mostrando sua força na Europa!
O primeiro desafio é contra o River Plate, no dia 3 de julho. Depois, enfrentamos o Lausanne, no dia 8. Para fechar a conta, um clássico contra o Benfica no dia 11 de julho. A volta para o nosso Brasil está marcada para o dia 12 de julho, com o time já afiado para os próximos compromissos.
O trabalho está sendo feito, Nação. Com planejamento, reforços pontuais e a raça de sempre, o segundo semestre tem tudo para ser pintado de vermelho e preto. Pra cima deles, Mengão!
Informações com base em reportagem do ge.globo.com.